Sem experiência no trabalho, talvez você se pergunte: como fazer um currículo se não tenho nada para acrescentar?
Bem, não é porque ainda não tenha experiência profissional que não tenha “experiências” que possam ser relevantes e ainda serem essenciais para uma contratação.
Mas como assim?
Mesmo experiências pessoais são importantes para determinar se será ou não contratado. Ou seja, dependendo do que adicionar, pode chamar atenção da pessoa que está recrutando, e ser um diferencial na hora da contratação.
Por isso, é importante se atentar a alguns detalhes na hora de preencher a ficha ou preparar seu currículo.
Dê uma olhadinha abaixo nessas dicas para não errar e ter a chance de ter mais destaque:
Erros de português: na hora de preparar seu currículo, preste bastante atenção ao escrever, pois erros de português podem acabar prejudicando sua avaliação.
Coloque informações necessárias: telefone de contato, endereço, e-mail (cuidado para não colocar um e-mail com apelidos – o ideal é ter um e-mail profissional, que conste seu nome e sobrenome), idade e outros requisitos que achar necessário. É preciso deixar diferentes tipos de contato, assim terá mais chance de receber uma resposta.
Comportamento durante a entrevista: lembre-se que você será avaliado, e por isso, seu comportamento irá contar bastante. Ficar rindo sem parar, mexer no celular, não prestar atenção, etc.; tudo isso irá fazer diferença na hora da seleção.
Cursos: Se você já fez alguns cursos ou palestras, é interessante colocá-los no currículo. Adicione suas experiências, mesmo que para a vaga em questão, não seja relacionada.
Coloque também seu objetivo: o que busca? O que pretende para o futuro? Tais respostas podem angariar pontos na hora da seleção, e mostrar o quanto você está disposto a crescer com a empresa.
O que não pode faltar na hora de preparar um currículo
Elaborar um currículo para Jovem Aprendiz requer atenção a detalhes cruciais que destacarão suas habilidades e entusiasmo. Comece com seus dados de contato claros no topo, seguidos por um objetivo conciso, enfatizando seu desejo de aprender e contribuir. Destaque sua educação atual, enfatizando cursos relevantes e habilidades adquiridas.
Veja também
Processo Seletivo Sest Senat Oferece 5.989 Vagas em Diversas Áreas
Inclua também experiências anteriores, como trabalhos temporários, atividades voluntárias ou projetos escolares, destacando as competências transferíveis. Lembre-se de enfatizar sua capacidade de trabalhar em equipe, comunicação eficaz e vontade de aprender.
Personalize seu currículo para a vaga específica, destacando como suas habilidades se alinham às necessidades da empresa. Finalmente, revise cuidadosamente, verificando erros gramaticais e formatação, para garantir um currículo profissional e atraente