in

Jovem Aprendiz IBGE

O programa Jovem Aprendiz IBGE é uma iniciativa que visa promover a inclusão social e criar oportunidades profissionais para jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) contrata, anualmente, centenas de jovens para atuarem como aprendizes.

PUBLICIDADE

O mercado de trabalho anda cada vez mais exigente e, para quem não possui experiência profissional, encontrar uma oportunidade é uma tarefa praticamente impossível.

PUBLICIDADE

Por isso que o programa menor aprendiz IBGE é muito importante, pois ele oferece ao adolescente a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, conquistando assim, sua independência financeira, contribuindo para o aumento da renda familiar.

PUBLICIDADE

Como funciona o Jovem Aprendiz IBGE

O programa Jovem Aprendiz foi criado a partir da Lei da Aprendizagem, criada no ano 2000 com o intuito de aumentar a inclusão social e o número de oportunidades oferecidas para jovens carentes de todas as partes do Brasil. De acordo com a lei, empresas com mais de 7 funcionários deverão contratar jovens para atuarem como aprendizes, oferecendo um salário, benefícios e um curso de capacitação profissional.

PUBLICIDADE

O menor aprendiz IBGE 2019 funciona em duas partes. A primeira é onde o adolescente aprenderá, na prática, como funciona a rotina da empresa e suas principais funções, sempre com a supervisão de um profissional. A segunda é o curso profissionalizante, oferecido por uma instituição aprovada pelo MEC.

Com a experiência prática e profissional o adolescente tem todos os recursos disponíveis para se desenvolver e crescer profissionalmente. Os benefícios e a remuneração oferecida são essenciais para o aumento da qualidade de vida e renda familiar do pupilo, que poderá comprar suas coisas e ajudar a sua família com o dinheiro recebido através do programa.

Benefícios Menor Aprendiz IBGE

Jovem Aprendiz IBGE 2019

Os benefícios menor aprendiz IBGE oferecidos pela empresa são determinados pela Lei do Aprendiz. Dessa maneira, além do curso de capacitação profissional, a instituição também oferece um salário e recursos que ajudarão o adolescente a custear a sua passagem e alimentação diária.

Os benefícios a seguir são oferecidos todos os anos e pode mudar de acordo com o processo seletivo do Jovem Aprendiz 2019 em vigor. Confira:

  • Salário no valor de um salário-mínimo nacional;
  • 13º salário;
  • Vale-refeição;
  • Vale-transporte sem desconto no salário;
  • Seguro de vida em grupo;
  • Assistência odontológica;
  • Seguro de vida;
  • Assistência médica;
  • Curso de capacitação profissional;
  • Férias remuneradas.

Contudo, é importante ler os detalhes da vaga atentamente para se assegurar quais serão, de fato, os Jovem Aprendiz IBGE benefícios oferecidos para os adolescentes.

Requisitos para participar do Jovem Aprendiz IBGE

Assim como os requisitos, os requisitos cobrados aos candidatos também são determinados por lei. Por isso é que indicamos prestar bastante atenção aos detalhes da vaga para saber se você possui o perfil procurado pela empresa.

Como as vagas Jovem Aprendiz IBGE 2019 foram desenvolvidas para atender um público-alvo específico, a empresa impõe alguns requisitos para quem deseja se inscrever. Entre os requisitos necessários para participar, estão:


01. Possuir idade entre 16 a 22 anos incompletos (a idade máxima não se aplica a candidatos com deficiência física);


02. Estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental, no mínimo, ou ter concluído os estudos (preferencialmente em uma escola pública);


03. Possuir renda familiar de até um salário-mínimo per capita;


04. Ter disponibilidade para cumprir a jornada de trabalho;


05. Possuir vontade de aprender, comprometimento e interesse nas atividades exercidas.


Inscrição Jovem Aprendiz IBGE

A inscrição Jovem Aprendiz IBGE se dá por meio de processos seletivos divulgados na própria página da entidade. O processo é realizado uma vez por ano e será preciso prestar atenção na página do IBGE para saber quando as vagas serão liberadas.

Como a concorrência é muito grande, o candidato que deseja se tornar um jovem aprendiz deverá ficar de olhos bem abertos. No conteúdo a seguir, mostraremos como você poderá se inscrever no programa. Confira:

 


Passo 1: A primeira coisa a ser feita é acessar o site do IBGE por meio do endereço a seguir: ww2.ibge.gov.br. Clique em ir e espere a página carregar.


Passo 2: Nessa página será possível conferir uma série de informações e notícias a respeito da entidade e de seus exercícios. Caso o processo seletivo esteja aberto, aparecerá logo na página principal. Clique no processo seletivo para ler o seu edital e os requisitos para poder se inscrever.


Passo 3: Depois de ler o edital, o candidato deverá enviar a sua inscrição de acordo com as regras do documento. No próprio edital são divulgados os dias em que os resultados serão divulgados.


Passo 4: Para acompanhar todo o processo, acesse a página “Trabalhe Conosco”, localizado no rodapé da página, e clique em “Andamento” em Jovem Aprendiz. Assim dará para saber como anda o processo seletivo cujo o qual você está fazendo parte.


Ser um jovem aprendiz IBGE 2019 é uma grande oportunidade para quem está procurando o primeiro emprego. Se você quer trabalhar e está buscando uma chance, não deixe de fazer a sua inscrição e participar do processo seletivo. Boa sorte!

Inscreva-se para receber nosso conteudo!

Jovem Aprendiz Atento

UNIOESTE abre vagas de jovem aprendiz com inscrição online; veja como participar